Sunday, December 19, 2004

Wednesday, December 15, 2004

Mais do Google

Corre por aí a notícia de que o Google investirá centenas de milhões de dólares em um projeto para digitalizar milhões de livros impressos disponíveis nas bibliotecas das universidades de Stanford, Harvard, Michigan e Oxford e na biblioteca pública de Nova York.

A idéia - que parece ser uma das paixões de um dos fundadores, Larry Page - é deixar o conteúdo dos livros disponível via buscas no Google.

Tuesday, December 14, 2004

Menina amanhã de manhã

Ouvi recentemente esta música na bela voz de Mônica Salmaso. Se você estiver precisando de uma dose de esperança, ouça.

"Menina amanhã de manhã
Quando a gente acordar quero te dizer
Que a felicidade vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens

Na hora ninguém escapa
Debaixo da cama, ninguém se esconde
A felicidade vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens
Vai desabar sobre os homens"

-- Tom Zé e Perna

Sunday, December 12, 2004

Tuesday, December 07, 2004

Yahweh

"Yahweh, Yahweh
Always pain before a child is born
Yahweh, tell me now
Why the dark before the dawn?"

-- U2

Thursday, December 02, 2004

Será que agora vai?

O Ministro do Desenvolvimento, Luiz Fernando Furlan, afirma que o governo deve aproveitar o bom momento da economia e fazer investimentos em 2005. Será que a ortodoxia econômica do Sr. Palocci vai deixar?

Wednesday, December 01, 2004

Lycos vs Spammers

Um screensaver desenvolvido pela Lycos Europe está causando polêmica. Quando ativado, o protetor de tela repetidamente envia requisições a sites anunciados em spams, de forma a piorar a perfomance de tais páginas.

A Lycos pode estar se tornando um alvo para ataques dos spammers e há quem diga que esse tipo de medida não leva a nada. Eu apóio a Lycos. Alguém tem que fazer alguma coisa contra esses bastardos que infestam nossas caixas postais.

Fonte: PCWorld.com

Monday, November 29, 2004

Nascimento de Jesus

Observando os referrals q caem nessa página no sitemeter, percebo q uns 10 a 15% dos acessos são pessoas procurando pelo "nacimento de Jesus". Talvez seja o natal se aproximando, e tal...

Caras pessoas: nascimento se escreve com sc. Escrever nascimento errado faz o menino Jesus chorar.

The World's Biggest Free Trade Area

A China e o bloco de 10 países da ASEAN (Association of Southeast Asian Nations) assinaram hoje um acordo que criará no fim da década a maior área de livre comércio do mundo, com 2 bilhões de pessoas. A ASEAN também planeja criar acordos de livre comércio com o Japão e a Coréia do Sul.

Friday, November 19, 2004

Biscoito da Sorte

Hoje um deles me disse que "com perseverança há perspectivas de grande sucesso". Simpático da parte dele.

Filmes ruins

Pra não dizerem que só falo bem de filmes, segue aí uma lista de porcarias a que assisti recentemente:

- Os Esquecidos
- Rios Vermelhos 2
- Sob o Domínio do Mal

Wednesday, November 17, 2004

Rumo à China

E os balões nos levarão ainda mais longe desta vez (ganhamos o sul-americano da maratona de programação).

Monday, November 15, 2004

Sky Captain & the World of Tomorrow

Este é definitivamente um dos filmes mais divertidos que já vi. No melhor estilo steampunk, o Capitão Sky luta ao lado de uma bela jornalista contra um inimigo misterioso que tem um plano megalomaníaco. Assista!

Atlantis?

Um tal Robert Sarmast, que ano passado publicou um livro entitulado "Discovery of Atlantis: The Startling Case for the Island of Cyprus", continuou com o seu projeto e utilizou sonares para analisar região em que alega estar a cidade submersa. Hoje saíram notícias em que ele diz ter "definitivamente encontrado Atlantis".

Tudo bem, a primeira ocorrência no Google para o título do livro é o Pravda, que não é exatamente uma fonte confiável. Ainda assim, tem gente levando a história a sério.

Thursday, November 11, 2004

Links

Uma crítica grave e pertinente.

As fotos mais bonitas que já vi.

Monday, November 08, 2004

How to Dismantle an Atomic Bomb

O novo álbum do U2 (que será lançado oficialmente no dia 23 de Novembro) já está circulando pelas redes p2p. Gostei dele, particularmente da "City of Blinding Lights" e da "A Man and a Woman". O single, "Vertigo", é bem diferente do resto do álbum. O estilo da banda continua o mesmo. Acho que as letras estão um pouco mais românticas do que o usual, mas só.

Not so bad

Domingo à tarde, centro de Campinas. Céu nublado, vento frio. Eu e Alexandre esperando o ônibus junto com algumas outras pessoas. Entre elas, dois caras com roupas largas, skates e gaitas de boca. Tocam algo que só pode ter sido inventado na hora, sem estrutura nenhuma e um tanto quanto desafinado. Combina com o cenário.

- Estranho, né?
- Até que Campinas não é uma cidade tão ruim...
- É, até que não.

Thursday, November 04, 2004

Livros

Após uma breve interrupção requisitada pelo Hemisfério Direito, estamos de volta à nossa programação normal.

Do Desejo, Hilda Hilst - Reunião de vários livros curtos dela. Inusitado, estranho, bom. O trecho abaixo dá idéia do conteúdo.

"Porque há desejo em mim, é tudo cintilância.
Antes, o cotidiano era um pensar alturas
Buscando Aquele Outro decantado
Surdo à minha humana ladradura.
Visgo e suor, pois nunca se faziam.
Hoje, de carne e osso, laborioso, lascivo
Tomas-me o corpo. E que descanso me dás
Depois das lidas. Sonhei penhascos
Quando havia o jardim aqui ao lado.
Pensei subidas onde não havia rastros.
Extasiada, fodo contigo
Ao invés de ganir diante do Nada."

100 escovadas antes de ir para a cama, Melissa Panarello - A única explicação razoável para o sucesso desse livro é o imenso moralismo da nossa sociedade. O estilo é até impressionante para uma menina de 15 anos, mas nada de mais. Adolescentes fazem sexo e têm dificuldades de compreender o mundo, grande novidade. As experiências sexuais dela realmente não são comuns, o que talvez explique o estardalhaço feito na Europa. Mas o livro e a autora não dizem nada, são vazios.

The Da Vinci Code, Dan Brown - Teoria da conspiração, desenvolvimento rápido, muitas viradas na história e um pouco de inteligência. Um livro mais ou menos que daria um filme excelente.

Nomes têm poder

Li isso nos quadrinhos há algum tempo atrás. Achei, portanto, que a frase que segue me pacificaria.

Adeus, Carolina.

Sunday, October 31, 2004

É,

eu realmente ando muito sentimental.

You've Got to Hide Your Love Away

"Here I stand head in hand
Turn my face to the wall
If she's gone I can't go on
Feelin' two-foot small

Everywhere people stare
Each and every day
I can see them laugh at me
And I hear them say

Hey you've got to hide your love away
Hey you've got to hide your love away

How could I even try
I can never win
Hearing them, seeing them
In the state I'm in

How could she say to me
Love will find a way
Gather round all you clowns
Let me hear you say

Hey you've got to hide your love away
Hey you've got to hide your love away"

-- The Beatles

Wednesday, October 20, 2004

O início do fim?

Segundo esta reportagem da Carta Capital, a atual alta do petróleo tem influência dos especuladores, mas não é determinada por estes. Ou seja, existe um problema real de escassez. Analistas suspeitam que a produção mundial esteja próxima do seu apogeu, o que signifca que nas próximas décadas veremos o fim da era do petróleo.

Saturday, October 16, 2004

Pavort

Dois dias atrás sonhei que estava no futuro. As pessoas falavam um idioma estranho, parecido com o português. Parecia rápido demais. Perguntei o ano e alguém respondeu: "pavort". Se no futuro ocorrer o ano pavort, sintam-se privilegiados por saber dessa informação com tanta antecedência.

Monday, October 11, 2004

Assista a

Kill Bill 2 e A Supremacia Bourne.

Monday, October 04, 2004

A Equação de Kowaltowski

Lendo Veríssimo no vôo de volta a Campinas me deparo com o seguinte trecho: "a mulher (...) suficientemente neurótica para ser um papo inteligente". Lembrei-me imediatamente de uma das lendas da Unicamp. Diz-se que tal modelo veio de um professor, daí o nome da equação.

Seja M o conjunto de todas as mulheres e sejam b(m), i(m) e n(m) funções que mapeiam um elemento de M no conjunto dos reais, representando beleza, inteligência e neurose, respectivamente.

Para todo m pertencente a M temos:

b(m)*i(m)/n(m)^2 = cte

Ou seja, o produto da beleza pela inteligência dividido pelo quadrado da neurose é uma constante para todas as mulheres.

A análise da equação é deixada a cargo do leitor.

Sunday, October 03, 2004

Para Fazer Inveja

Vou postar só pra sacanear o Japa, que ficou lutando contra o site e desistiu de postar. Ele me desafiou, entrei logo depois e funcionou.

Esse final de semana finalmente instalei The Sims 2. É realmente um upgrade do primeiro: melhores gráficos, novas funcionalidades e o mesmo núcleo que fez dele um sucesso. Para começar resolvi criar um cara fisicamente parecido comigo e do meu signo para simplicar. Só diversão. Meu primeiro desejo era ingressar na carreira oportunista: arrumar trabalhos onde trabalho mesmo nada e só diversão. Na minha carreira já fui carregador de tacos de golfe, vendedor de loja de discos, DJ e projetista (aquele cara no cinema que aperta o play).

Lembrei agora de um professor meu do segundo grau que ia no cine cultura. Um antigo cinema de Goiânia cuja programação consiste principalmente dos famosos "filmes estrangeiros". Segundo ele na maior parte das vezes que ele ia ele era o único que ia nesse cinema chegava cumprimentava o cara da bilheteria, comprava o ingresso e entrava. O cara estava só esperando por ele, subia na sala de projeção e perguntava: "Pode começar?". Se ele saisse para ir ao banheiro o cara parava o filme. Eu começo a rir toda vez que lembro disso.

Voltando ao The Sims 2 resolvi também fazer amizades e começar logo minha carreira romantica - a aspiração que eu defini para o meu sim. Conversa vai conversa vem, o relacionamento mudou para paixão com duas. Resolvi pedir uma delas, a ruiva, em noivado e ela veio morar comigo. Só que foi o maior golpe do baú - meu saldo subiu nada menos que 25 vezes. E ela trouxe a irmã junto - uma loira. Cara muito família meu sim começou a ficar com a irmã dela também. Conversa vai, conversa vem, logo logo o sim está trocando carícias com ela no sofá e quando ampliei a varanda no segundo andar, rolou um Oba-oba (sic, sim porque o jogo está todo em português e as descrições dos objetos são ótimas), na Jacuzzi nova da varanda. Resolvi testar a função de hereditariedade e pedi a opção Tentar fazer um bebê. Com a loira, irmã da noiva. Funcionou. Resolvi pedir para casar com a loira, mas só podia se rompesse com a ruiva. Acabei rompendo com a ruiva e casando com a loira.

Ainda não deu para terminar de testar a função de hereditariedade. O bebê ficou em gestação por dois ou três dias no tempo do jogo e nasceu. Nesse período mulher grávida fica um nojo. Vomita o tempo todo, está sempre com fome e sempre cansada. O bebê nasceu e mais alguns dias vira uma criança. E mais uns 10 dias de tempo de jogo meu sim fica idoso. O prazo em que seu sim é adulto é 30 dias. Vamos ver se o bebê sim é a cara da mãe ou a cara do pai.

Uma função que eu não lembro de ter no jogo anterior é que nos espelhos da casa você pode mudar de aparência: cabelo, barba, bigode, maquiagem. Aparentemente não tem restrições sobre homossexualismo (embora eu ainda não tenha presenciado nenhum), nem sobre fazer Oba-oba em público - desejo que meu sim adquiriu e eu guardei para realizar quando eu der outra festa. Tem diversos outros detalhes como você tem de comprar comida, pela net ou pelo telefone.

Se alguém pedir eu continuo a contar o que se passa no jogo, depois que eu jogar mais. Ou não. Tem também Rome:Total War. Para terminar escrevi o post ao som de Train, album My Private Nation. Pode ter influênciado meu humor. O próximo eu faço ouvindo Marilyn Manson. Ou Belle and Sebastian The boy with the arab strap.

PS.: ficou muito longo para algo que deveria ser só de sacanagem. Hmm.

Viagem, Vaga Música

Gosto de Cecília Meireles pela simplicidade e beleza das estruturas líricas. O ritmo de leitura é muito agradável. Pena(?) que seja tão triste. Abaixo, uma das poesias mais belas de "Vaga Música".




Despedida

Por mim, e por vós, e por mais aquilo
que está onde as outras coisas nunca estão,
deixo o mar bravo e o céu tranqüilo:
quero solidão.

Meu caminho é sem marcos nem paisagens.
E como o conheces? - me perguntarão.
- Por não ter palavras, por não ter imagens.
Nenhum inimigo e nenhum irmão.

Que procuras? - Tudo. Que desejas? - Nada.
Viajo sozinha com meu coração.
Não ando perdida, mas desencontrada.
Levo meu rumo na minha mão.

A memória voou da minha fronte.
Voou meu amor, minha imaginação...
Talvez eu morra antes do horizonte.
Memória, amor e o resto onde estarão?

Deixo aqui meu corpo, entre o sol e a terra.
(Beijo-te, corpo meu, todo desilusão!
Estandarte triste de uma estranha guerra...)
Quero solidão.

-- Cecília Meireles

Thursday, September 23, 2004

I Still Haven't Found What I'm Looking For

"I have climbed highest mountain
I have run through the fields
Only to be with you
Only to be with you

I have run
I have crawled
I have scaled these city walls
These city walls
Only to be with you

But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for

I have kissed honey lips
Felt the healing in her fingertips
It burned like fire
This burning desire

I have spoke with the tongue of angels
I have held the hand of a devil
It was warm in the night
I was cold as a stone

But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for

I believe in the kingdom come
Then all the colors will bleed into one
Bleed into one
Well yes I'm still running

You broke the bonds and you
Loosed the chains
Carried the cross
Of my shame
Of my shame
You know I believed it

But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for
But I still haven't found what I'm looking for..."

- U2

Tuesday, September 21, 2004

58

Cinqüenta e oito músicas rápidas, simples e divertidas em apenas dois CDs? Ramones, "Hey! Ho! Let's Go: The Anthology". Muito bom.

Registro

Registre-se aqui que em uma noite de Julho de 2004 eu me senti pleno. Dirigindo para casa após um encontro, vento gelado no rosto, Dire Straits tocando. Ri à toa, alto e com gosto, sozinho na madrugada deserta. Ri por estar vivo, por me sentir bem, perdoado de todos os meus erros.

Escrevo isso porque minha memória é péssima e esse tipo de coisa - que eu já ia esquecendo - não se deve esquecer.

Revenge CD

Divertido.

Thursday, September 09, 2004

Moidsch

O Moidsch mudou de site faz algum tempo, sofreu várias reformas, mas continua ótimo. Esse desenho tem muito a ver com minhas dúvidas de hoje.

Tuesday, September 07, 2004

Filmes

Olga - A história é interessante e a produção é boa. Os diálogos são forçados e os protagonistas são canastrões. Gostei particularmente da frase da Olga Benário: "lutei pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo".

Colateral - Ação média, levemente divertida. Conflito psicológico razoável. História com pretenções de inovação, mas clichê. Final ruim.

Alien vs Predador - Ruim, mas divertido. E o Predador é poser.

A Vila - Bom, o melhor que assisti nos últimos tempos. Mas eu esperava um pouco mais do Shyamalan.

21 gramas - Meio atrasado este, vi no DVD. Diferente, bom.

Thursday, September 02, 2004

Lula não é a mesma pessoa

Foi o Saramago quem disse. Infelizmente, concordo.

Contato?

Corre por aí a notícia de que o projeto SETI identificou um sinal não explicado, repetido três vezes, na freqüência do hidrogênio (que é uma freqüência provável para tentar se comunicar com uma raça estranha) e isto excitou os astrônomos.

Tuesday, August 31, 2004

A Árvore

Há, em uma praia distante,
uma árvore que conhece pequenos segredos meus.
Segredos que lhe foram confiados pelo luar
que observara formas e movimentos.

Ah, indiscreta árvore,
Ah, indiscreta Lua,
quem me dera estar sob tuas folhas,
quem me dera estar sob tua luz,
dando-te mais um segredo para guardar.

Sunday, August 29, 2004

Pequenas Alterações

  • Aquele banner grande e feio foi substituído por uma simpática barra ali em cima;
  • agora, clicando no ícone (envelope com uma seta) ali embaixo, você pode enviar um post por email para alguém.

Thursday, August 12, 2004

Fotos da Viagem à Europa

Após meses de enrolação, finalmente o Renato organizou os arquivos e eu fiz as conversões e modificações para publicar as fotos de nossa viagem de Março (passando pela República Tcheca, Alemanha e Áustria).

As fotos estão aqui.

Thursday, August 05, 2004

Revisões atrasadas

Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças (Eternal Sunshine of the Spotless Mind, USA, 2004) - Vi hoje, é um filme legal. Criativo e bom pra pensar na vida.

Ensaio sobre a Cegueira - Certo, o Saramago se redimiu comigo. Eu tinha lido Memorial do Convento na época do vestibular e achei uma droga por causa do estilo alternativo de representar diálogos dele (aquela coisa com vírgulas, tudo no mesmo parágrafo e tal). Memorial do Convento me pareceu só uma história fantástica escrita com um estilo bizarro. Ensaio sobre a Cegueira tem estas duas características, mas além disso apresenta uma visão genial da natureza humana. Alguém comparou Saramago com Kafka por causa desse livro. Sou obrigado a dizer que é uma comparação justa.

Garfield - O filme é uma droga. Nos quadrinhos, o Garfield é mais inteligente, o Odie é mais burro (sem falar na aparência) e o John é mais perdedor.

Ira - Fui a um show deles aqui em Campinas, realizado em comemoração aos 230 anos da cidade. Achei divertido. Tem umas músicas bem legais de ouvir e tem um violoncelo que ficou ótimo. Essa turnê do acústico MTV está ainda no início, não perca quando ela passar na sua cidade.

Wednesday, July 28, 2004

Amor

E então, após alguns minutos de hesitação, ela o abraça e diz baixinho no seu ouvido: "Je t'aime".

Não é belo o amor?

Monday, July 26, 2004

Mais Chico

Essa música é forte... O Chico fez em homenagem a Zuzu Angel, logo após sua morte. O filho dela, Stuart Angel Jones, era militante político, foi preso em 1971, torturado e morto. Ela se dedicou completa e incansavelmente a denunciar os assassinos do filho e a procurar seu corpo. Morreu em 1976, em um acidente de automóvel.

Angélica
(Miltinho - Chico Buarque, 1977)

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse estribilho
Só queria embalar meu filho
Que mora na escuridão do mar

Quem é essa mulher
Que canta sempre esse lamento
Só queria lembrar o tormento
Que fez o meu filho suspirar

Quem é essa mulher
Que canta sempre o mesmo arranjo
Só queria agasalhar meu anjo
E deixar seu corpo descansar

Quem é essa mulher
Que canta como dobra um sino
Queria cantar por meu menino
Que ele já não pode mais cantar

Thursday, July 22, 2004

Interlingua

Fiquei sabendo hoje através da Wikipedia de uma outra língua artificial mais ou menos com o mesmo propósito do esperanto: ser suficientemente fácil para se tornar um língua franca, uma segunda língua de todas as pessoas, independente de nação, etc. Trata-se da interlingua, criada em 1951 pela International Auxiliary Language Association (IALA).

Sem querer entrar no mérito da viabilidade (ou mesmo da utilidade) dessas línguas artificiais, acho um tópico interessante pelo conhecimento lingüístico que elas podem proporcionar sem grandes esforços. Cheguei a estudar esperanto há alguns anos e acho que, embora a língua em si não tenha me servido de nada, o estudo de sua simples gramática e das regras de formação das palavras tiveram alguma serventia.

A interlingua baseia suas palavras nas línguas românicas (derivadas do latim) e no inglês, enquanto o esperanto tem fortes influências do alemão e de línguas eslavas (além das outras línguas citadas). A interlingua utiliza o alfabeto convencional de 26 letras e não possui acentos, diferentemente do esperanto, cujo alfabeto possui algumas letras a mais (letras convencionais acentuadas graficamente, como o s e o g acentuados com um circunflexo) e não possui outras (como x, w e y).

Outra diferença é que na interlingua, a pronúncia das palavras não é única. São admitidas algumas pronúncias alternativas que não geram ambigüidade, como a utilização do r inglês ou italiano. Também a grafia das palavras admite flexibilidade em alguns casos. Além disso, são permitidas palavras estrangeiras na língua, o que é terminantemente proibido no esperanto (para se ter uma idéia, em esperanto, internet é chamada de interreto; nem mesmo www escapa, vira ttt).

Bom, concluindo, como não poderia deixar de ser, eis um texto em interlingua, tirado do site www.interlingua.com:

Interlingua es un lingua international facile e de aspecto natural elaborate per linguistas professional como un denominator commun del linguas le plus diffundite in le mundo in le dominios del scientia, cultura, commercio, etc. Un texto in interlingua es immediatemente intelligibile a milliones de personas in tote le mundo, sin necessitate de studio previe.

E outro tirado da Wikipedia:

Nostre Patre, qui es in le celos,
que tu nomine sia sanctificate;
que tu regno veni;
que tu voluntate sia facite
super le terra como etiam in le celo.
Da nos hodie nostre pan quotidian,
e pardona a nos nostre debitas
como nos pardona a nostre debitores,
e non duce nos in tentation,
sed libera nos de malo.

É isso, achei a língua bem mais elegante que o esperanto. Pelo pouco que vi achei interessante, acho que vou estudar um pouco mais só por curiosidade.

Friday, July 16, 2004

1984

sf20040716.gif

Dia desses terminei de ler 1984, do George Orwell. Vendo a tirinha acima lembrei de comentar algo sobre o livro. A Raquel apontou esta grave deficiência na minha formação cultural um tempo atrás. Corrigi.

O livro realmente é muito bom. É uma leitura que faz refletir bastante sobre sistemas totalitários e controle da informação. Apesar de um cenário como o que foi imaginado por Orwell estar bem longe da realidade, alguns aspectos da anti-utopia são bastante presentes no nosso mundo. "War is peace", por exemplo, foi o argumento usado na invasão do Iraque.

Leitura interessante e enriquecedora.

Wednesday, July 07, 2004

Songbird

"Gonna write a song so she can see
Give her all the love she gives to me
Talk of better days that have yet to come
Never felt this love from anyone

She's not anyone"

Sunday, July 04, 2004

Entressafra...

Certo. Agora eu tenho tempo. Meu carro voltou do conserto. Estou animado. E tem 9 (nove) filmes passando no cinema! No auge da minha falta de tempo, quando eu tava sem carro, com trocentos trabalhos pra entregar, tinha uns 20 filmes passando. Agora, quais são as minhas escolhas?


  • 3 biografias. De um comunista, um jogador de futebol com ego maior que a habilidade, um músico pseudo-revoltado panssexual. Minha religião não permite assistir a filmes baseados em fatos reais, nem mesmo na TV (a não ser que os fatos em questão envolvam zumbis), e os biografados não ajudam muito...
  • Um filme infantil com protagonista criança. Sinto muito, mas não consigo me animar pra ir no cinema ver Harry Potter. Não me lembro de nenhum filme infantil bom que fosse protagonizado por uma criança ou um animal. Atores crianças não foram feitos pra parecer heróis no cinema, foram feitos pra serem o anticristo, ou atormentadas pelo outro lado, ou algo assim. Se quer gravar uma história infantil em que o protagonista é criança/cachorro, faça um desenho animado.
  • Uma comédia romântica. Tem umas que são até assistíveis, mas essa aí não me suscita a menor fé, e, ainda por cima, não é o tipo de filme que dá pra ver desacompanhado.
  • Quatro que eu já assisti... dos quais três foram bons (Shrek 2, Homem-Aranha 2 e Tróia. Sinto muito, O Dia Depois de Amanhã...)


Tirando esses filmes mainstream, sobram os filmes "de arte". Um drama afegão sobre uma criança. Um drama argentino sobre uma criança. Acho que tá faltando assunto pros "artistas"...

Tuesday, June 29, 2004

Brave Sir Robin

Li o nome Robin em algum lugar e me veio à mente a seguinte melodia:

"Bravely, bold Sir Robin rode forth from Camelot.
He was not afraid to die, oh, brave Sir Robin.
He was not at all afraid to be killed in nasty ways.
Brave, brave, brave, brave Sir Robin.

He was not in the least bit scared to be mashed into a pulp
Or to have his eyes gouged out and his elbows broken,
To have his kneecaps split and his body burned away
And his limbs all hacked and mangled, brave Sir Robin,

His head smashed in and his heart cut out
And his liver removed and his bowels unplugged
And his nostrils raped and his bottom burned off
And his penis-

(Encontram o guerreiro de três cabeças e fogem)

- Brave Sir Robin ran away.
- No!
- Bravely ran away, away.
- I didn't!
- When danger reared its ugly head, he bravely turned his tail and fled.
- No!
- Yes, Brave Sir Robin turned about
- I didn't!
- And gallantly he chickened out. Bravely taking to his feet
- I never did!
- He beat a very brave retreat.
- All lies!
- Bravest of the brave, Sir Robin.
- I never!"

Lembram disso?

Monday, June 28, 2004

"Soberania" Iraquiana

Hoje a coalizão que ocupa o Iraque "transferiu" o poder para o primeiro-ministro do novo governo, Iyad Allawi. Obviamente, todos os cargos foram escolhidos pelos americanos. Além disso, 160 mil soldados continuam no país, bem como a maior embaixada do mundo, com milhares de funcionários.

Como seria de se esperar, os iraquianos estão descontentes:
"O que poderia mudar agora? Eu fui mantido refém por homens armados e depois detido durante um mês pelos norte-americanos por carregar uma arma para me proteger", disse Ali Ibrahim. "Como a soberania pode significar alguma coisa se os soldados norte-americanos vão continuar no Iraque? Se eles deixarem o país, teremos estabilidade."
Na prática, nada mudou. Esta é só mais uma das piadas de mau gosto dessa guerra.

Thursday, June 24, 2004

Lex Talionis e a Regra de Ouro

A Lei do Talião (do latim "lex talionis", lei da retaliação) é a famosa lei do "olho por olho, dente por dente". A Regra de Ouro é a norma que diz basicamente "faça aos outros aquilo que você gostaria que fosse feito a você" ou "não faça aos outros aquilo que você não gostaria que fosse feito a você", presente nas grandes religiões e em diversas filosofias (Na wikipedia há uma lista cronológica de ocorrências da Regra de Ouro).

Ambas propõem, a seu modo, a reciprocidade nas ações. A primeira, como lei de fato, dá ao agredido o direito de retaliar de maneira equivalente aquele que lhe fez o mal, chegando ao ponto de, por exemplo, permitir a alguém que teve o filho morto matar o filho do assassino. A segunda é apenas uma proposta ética sobre o relacionamento com o próximo.

Embora tenham tido significativa importância histórica, leis que propõem uma reciprocidade baseada em conceitos como vingança e retribuição de violência estão certamente obsoletas. As conquistas da humanidade não dão mais espaço para tal tipo de paradigma legal.

No entanto, é inegável que a retaliação se faz presente com grande intensidade na conduta ética das pessoas. Acredito firmemente que a humanidade, tão abundante em falhas, não conseguirá alcançar a paz enquanto um paradigma assim for tão significativo em proporções globais. Os erros são tão intrínsecos à nossa natureza, que vinganças injustas surgem invariavelmente e, tão logo começam, são realimentadas por uma maneira de pensar que apenas multiplica o ódio.

A Regra de Ouro traz consigo uma mentalidade totalmente diferente, até mesmo oposta. Um erro alheio não é desculpa para agredir o outro. Se quem erra quer ser compreendido, então seja compreensivo. Se não quiser se afundar no ciclo vicioso do ódio, a humanidade precisa eventualmente adotar a cultura do perdão.

"An eye for an eye leaves the whole world blind." (Gandhi)

Pseudo-sons do início do universo

Diz essa matéria do Terra que "astrônomos recriaram os sons do início do universo". Na página tem até um link para você ouvir os tais sons.

"Foi realmente uma coisa óbvia a fazer", disse Whittle. "Estou surpreso que ninguém tenha feito isso antes." Essas ondas de som cósmicas são 55 oitavas abaixo do que o ouvido humano pode ouvir. Mas quando elas são transferidas para regiões do espectro audível, o choro do nascimento do universo pode ser ouvido. Um som comprime o primeiro milhão de anos do Universo em apenas cinco segundos.

A tal "onda cósmica" é o ruído de fundo, uma radiação que começou 400 mil anos após o Big Bang e cuja análise fornece importantes informações sobre a formação do universo. O que ele fez foi transladar as componentes de freqüência do ruído de fundo para o espectro audível (as variações são muito lentas - 55 oitavas abaixo de 200 Hz é absurdamente lento).

Muito legal, você ouve um ruído na página. O problema é que isto não tem nada a ver com nenhum som que exista. Ele transformou um sinal em outro de freqüência maior e publicou o som correspondente. Não bastasse o desserviço dele, a mídia distorce as coisas e dá a entender que o Big Bang fez esse barulho mesmo. Lamentável.

Tuesday, June 22, 2004

Reforma

Enchi o saco da antiga página preta. Troquei por um template padrão do blogger. Também troquei a descrição e tirei aquele "A Rocha Oculta" do nome, já que sempre tive a impressão de que não soava muito bem (afinal, este blog não é uma "rocha" e nem "oculto").

Digressão. Gondolin é uma palavra em sindarin (língua dos elfos, Tolkien) que significa "rocha oculta". É o nome da cidade secreta fundada pelo rei Turgon, seguindo as instruções de Ulmo. Este lugar foi um dos últimos refúgios dos elfos na terra-média durante as guerras contra Morgoth. Apesar de ter sido destruída, a existência da cidade foi de suma importância nos eventos desta era. Seus muros acolheram os pais de Eárendil, o navegador que atravessou o grande mar para pedir perdão aos Valar.

Fim da digressão. Faltam ainda os links, ponho depois. Sobre o novo template, comentários, críticas, sugestões?

Update: mais algumas modificações foram feitas. Agradecimentos ao Ricardo e ao Otávio. Agora tem uma sessão de links para blogs que leio. Faltam alguns, atualizo quando eu for lembrando. Se alguma informação referente ao seu blog estiver errada, me avise.

Friday, June 18, 2004

Redação

"Mas para evitar a complicação do vestibular o ideal seria o sorteio de vagas, assim só os sortudos conseguiriam entrar na faculdade, ou seja, além de um profissional competente, o cara iria ser um profissional de sorte."

Esta e muitas outras pérolas podem ser lidas nesta fantástica redação. O mais impressionante é que o indivíduo conseguiu um 7 com essa porcaria.

Sério, é por isso que esse país não vai pra frente. Sem educação não tem jeito.

Wednesday, June 16, 2004

Lula

Eventualmente me pergunto se o Lula está sendo melhor governante do que se faz parecer. Porque quanto à política econômica, que não parece boa, muitos especialistas dizem que não havia opção. E das decisões desta área dependem outras, incluindo o esperado e não ocorrido aumento das despesas sociais. Ou seja, talvez mesmo não fazendo quase nada internamente, ainda assim ele esteja fazendo tudo que pode fazer.

Por outro lado, a política externa do Brasil mudou. De certa forma, Lula - e com ele o país - se tornou um representante dos interesses dos países em desenvolvimento na arena internacional. Houve a proposta do combate à fome, as visitas e acordos com uma série de nações, e agora essa proposta de redução de tarifas comerciais entre os menos favorecidos.

Talvez ele tenha mais visão que nós. Pode ser que ele tenha decidido não romper com o sistema (como muitos esperavam), mas sim criar uma alternativa. E essa alternativa seria não "apenas" uma política nacional diferente, mas uma política internacional, contrapondo os interesses dos excluídos à ganância do primeiro mundo.

Será? Oxalá seja.

Friday, June 11, 2004

Donnie Darko

Se você freqüenta as locadoras de vídeo, já deve ter passado por esse filme diversas vezes... Eu não te culpo por deixar o filme de lado. A sinopse na capa é realmente deprimente. Várias vezes eu tentei convencer as pessoas que foram comigo à locadora a levar esse filme, sem sucesso. Se, além da sinopse, eu tivesse visto na capa que a Drew Barrymore é produtora executiva do filme, talvez eu mesmo nunca o tivesse assistido. Acabei trazendo o filme hoje, esperando apenas um misto de terror com comédia, e acabei vendo um filme estranho, para o qual esses dois gêneros são talvez os que menos o caracterizam. Vou tentar resumir o filme em algumas linhas:

Donnie é um adolescente que sofre de paranóia e esquizofrenia. Após um incidente insólito envolvendo uma turbina de avião caindo no seu quarto, ele começa a ter alucinações cada vez mais estranhas, porém, à medida que o tempo passa, suas alucinações passam a fazer cada vez mais sentido, enquanto ele próprio é gradualmente dominado por uma criatura sombria que, após salvá-lo no incidente da turbina, começa a levá-lo a um comportamento cada vez mais anti-social e destrutivo. Essa é a storyline principal.

O principal atrativo do filme não é esta história, mas sim o cenário em que tal história se passa. Conflitos da adolescência, um guru maniqueísta a quem todos ouvem sem pensar, uma escola em que tal apatia é valorizada, uma "família perfeita" que tenta lidar com o "filho doido" fazendo-o tomar seus remédios.

Para caracterizar este cenário, a fotografia é perfeita: Todos os cenários parecem planejados minuciosamente, num misto de estereótipo (que é a principal fonte de humor sutil no filme) e arte. O quarto de Donnie, por exemplo, traz um clima sombrio, enquanto a escola (e as tomadas em fast-forward da entrada dos alunos) adquire um clima levemente sarcástico.

A atuação também é ótima, principalmente a do Jake Gyllenhaal. Ele consegue realmente passar um ar "alucinado", com os ombros caídos, a cabeça baixa, o olhar pro vazio e um sorriso demente no rosto.*

Só posso dizer que este é um dos melhores filmes que eu já vi: A preocupação com a fotografia, caracterização do protagonista e a complexidade e loucura do desenrolar da história lembram bastante Vanilla Sky. Em alguns momentos, os diálogos existenciais e a ambigüidade dos relacionamentos do protagonista lembram também Evangelion. Mas Donnie Darko traz, além desses elementos, uma mistura única de sarcasmo e insanidade no ambiente visto pelos olhos do protagonista. Para aqueles com deficiência de opinião própria, e que precisam de um argumento autoritativo para a qualidade do filme, ele é o número 94 no ranking do imdb.


* Olhando pra essa descrição eu começo a entender o que as pessoas querem dizer quando falam que eu estou com cara de alucinado...

Wednesday, June 09, 2004

I Feel Good

"Whoa! I feel good, I knew that I would, now
I feel good, I knew that I would
So good, so good, 'cause I got you"

Friday, June 04, 2004

Out of the Cradle

"It's not a place
It's a yearning
It's not a race
It's a journey

It's not an act
It's attraction
It's not a style
It's an action

It's a dream for the waking
It's a flower touched by flame
It's a gift for the giving
It's a power with a hundred names

Surge of energy, spark of inspiration
The breath of love is electricity
Maybe time is bird in flight
Endlessly mocking
Here we come out of the cradle
Endlessly rocking
Endlessly rocking

It's a hand
That rocks the cradle
It's a motion
That swings the sky
It's method on the edge of madness
It's a balance on the edge of a knife
It's a smile on the edge of sadness
It's a dance on the edge of life

Endlessly rocking"

-- Rush

Wednesday, June 02, 2004

Rage Against the Machine

Muito bom esse primeiro álbum, cheio das frases de efeito:

"Bam! Here's the plan
Motherfuck Uncle Sam"

"They say jump, you say how high"

"Compromise, conformity, assimilation, submission
Ignorance, hypocrisy, brutality, the elite
All of which are American dreams"

"I was born to rage against 'em"

"How long? Not long, cause what you reap is what you sow"

"Fight the war, fuck the norm"

"When ignorance reigns, life is lost"

"Anger is a gift"

Sunday, May 30, 2004

Dipigina

Na bula do analgésico/antitérmico que comprei está escrito o seguinte:

"A ação antipirética se passa a nível do hipotálamo, regulando a temperatura provavelmente por vasodilatação periférica e sudorese."

Saturday, May 29, 2004

Música apropriada...

Eleanor Rigby (Lennon/McCartney)

Ah, look at all the lonely people
Ah, look at all the lonely people

Eleanor Rigby picks up the rice in the church where a wedding has been
Lives in a dream
Waits at the window, wearing the face that she keeps in a jar by the door
Who is it for?

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

Father McKenzie writing the words of a sermon that no one will hear
No one comes near.
Look at him working. Darning his socks in the night when there's nobody there
What does he care ?

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

Eleanor Rigby died in the church and was buried along with her name
Nobody came
Father McKenzie wiping the dirt from his hands as he walks from the grave
No one was saved

All the lonely people
Where do they all come from?
All the lonely people
Where do they all belong?

Monday, May 24, 2004

1602



Em poucas palavras: 1602 é o pior trabalho do Gaiman que já li. É interessante, mas está muito aquém do que eu esperava dele.

Update, a pedidos da Raquel.

SPOILERS AHEAD

1602 é uma tentativa de adaptação do universo Marvel à era Vitoriana. A ambientação é legal e isso é o único fator que torna o trabalho interessante (com uma possível segunda exceção feita aos desenhos do Andy Kubert, que são diferentes e me agradam). Basicamente, personagens clássicos (X-men, Dr. Strange, Demolidor, entre outros) foram transportados para a época, praticamente sem modificações (leves alterações nos nomes ou nas histórias deles). A idéia parece boa, mas na prática ficou uma droga. É um saco ver os mesmos personagens agindo da mesma forma de sempre. O cenário permitia que um conjunto novo de personagens fosse criado, mas parece que ficaram com preguiça ou que acharam que faria mais sucesso utilizar os que já estavam lá.

Aqui no Brasil ainda está no primeiro volume (nas bancas). Pretendo continuar comprando porque, afinal, é o Gaiman. Mas se você pretende ler, esteja preparado para adaptações um tanto quanto forçadas e grosseiras.

Thursday, May 20, 2004

Informe

Caro leitor,

Caso não tenhas percebido, este blog está decadente. Peço desculpas e prometo afugentar as traças virtuais assim que surgir tempo e inspiração.

Sunday, May 09, 2004

Friday, May 07, 2004

Sortudo

Lembrei hoje de uma história sobre um inglês imprudente que resolveu vender todos os seus bens e apostar o dinheiro em uma rodada da roleta em Las Vegas. Na época em que li, ele ainda não tinha apostado. Fui pesquisar hoje e descobri que ele ganhou. Apostou U$ 135,000 e ganhou U$ 270,000. Uma notícia aqui.

Ah, sim, quase esqueço de uma informação fundamental: ele apostou no vermelho.

Tuesday, April 27, 2004

Limite Máximo de Consumo e Poupança Fraterna

Uma das propostas mais interessantes e polêmicas que já li pode ser encontrada aqui. Clique no número da proposição para ler.

A idéia é limitar os gastos de pessoas físicas em 10 vezes o PIB per capita mensal nacional, o que equivaleria a cerca de R$ 7600 em valores atuais. O restante do dinheiro seria depositado compulsoriamente em um fundo denominado "Poupança Fraterna". Os recursos deste fundo seriam utilizados para criação e apoio a novas empresas (micro e pequenas) (60%), investimentos sociais (saúde, educação) e tecnológicos. O depósito compulsório ocorreria ao longo de 7 anos, sendo devolvido nos 14 anos seguintes.

A estimativa do autor da proposta, o deputado do PT/PI, Nazareno Fonteles, é que seriam gerados recursos da ordem de 7% do PIB. Um estudo realizado por Ricardo Barros e Miguel Foguel aponta que seria necessário aproximadamente 4% do PIB para elevar a renda de todas as pessoas até o limite da linha de pobreza. Embora o projeto não proponha a doação dos recursos aos mais pobres, a informação é útil para percebermos que a ordem de grandeza está adequada.

A medida a princípio não onera a produção e não influencia negativamente a economia, uma vez que afeta apenas pessoas físicas. Obviamente estes privilegiados (muito menos de 1% da população) não concordarão com a medida e ela dificilmente será aprovada. Isto porque existe uma cultura individualista de "liberdade" acima de tudo, e mesmo pessoas que não seriam "prejudicadas" pela medida acreditam que o governo não deve interferir na vida de ninguém. Meus argumentos contra isso foram retirados da justificação do deputado Nazareno:

"A liberdade sozinha mata a igualdade e a fraternidade, a igualdade imposta mata a liberdade sem realizar a fraternidade e a fraternidade, necessidade fundamental para que haja um laço comunitário vivido entre cidadãos, deve regular a liberdade e reduzir a desigualdade..."
-- Edgard Morin

"Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação."
-- Constituição Brasileira

Eu sou totalmente favorável à medida proposta. E você?

Thursday, April 22, 2004

Adeus

Desta vez, o abraço de despedida foi diferente. Nem lábios nem olhos se encontraram. Dois corpos frios e trêmulos se tocaram, mas sem buscar um ao outro. Não houve calor, e o afeto que ainda restava esvanecia-se no ar. Como se fosse uma chave antiga e pesada, o gesto encerrou o amor de outrora em duas caixas solitárias, relíquias de um tempo que não voltará.

Wednesday, April 21, 2004

Gmail

Fui selecionado como beta tester do Gmail, o novo serviço de email do Google. Vantagens do serviço:
  • 1Gb de espaço para armazenar as mensagens
  • Busca "google-like" para o conteúdo das suas mensagens
  • Separação das mensagens por "threads" (todos os replies do mesmo tópico)
  • Sem pop-ups, sem banners. A propaganda é dependente do conteúdo da mensagem e aparece como um texto discreto e alguns links à direita do corpo do email
  • Marcação das mensagens com "labels" (manualmente ou através de filtros), permitindo grande flexibilidade na organização das mensagens

Estou gostando. Acho que vou transferir meu email oficialmente para lá. Eu amo o Google.

Defensores de Roma

Trutas defendem Roma de possíveis atentados

Gostei mesmo da história abaixo:

"A história das trutas como guardiãs de Roma recorda a lenda dos "gansos do Capitólio", quando no ano 390 antes de Cristo, após o ataque dos galeses à Cidade Eterna, um grupo de gansos advertiu com seus cantos os últimos soldados romanos que se escondiam dentro do Capitólio do ataque surpresa organizado pelos inimigos, permitindo-lhes organizar a defesa e reconquistar Roma."

Calvin e Haroldo

Tem um site que disponibiliza as tirinhas do Calvin em ordem cronológica. Muito bom. O ruim é que não dá pra fazer um link pra uma determinada tirinha, porque os parâmetros não estão explícitos na URL.

Friday, April 16, 2004

Love of the Loveless

Don’t got a lot of time
Don’t give a damn
Don’t tell me what to do
I am the man
If there’s a god up there
Something above
God, shine your light down here
Shine on the love
Love of the loveless

Don’t have too many friends
Never felt at home
Always been my own man
Pretty much alone
I know how to get through
And when push comes to shove
I got something that you need
I got the love
Love of the loveless

All around you people walking
Empty hearts and voices talking
Looking for and finding
Nothing

Don’t got a lot of time
Don’t really care
Not selling anything
Buyer beware
If there’s a god up there
Something above
God, shine your light down here
Shine on the love
Love of the loveless

Don’t got a lot of time
Don’t give a damn
Don’t tell me what to do
I am the man
Love of the loveless

-- Eels

Thursday, April 15, 2004

Um em cada três

Estudo diz que miséria atinge 33% dos brasileiros

Só porque você não convive com estas pessoas, não vá sair por aí dizendo que não existe miséria no Brasil. Esses infelizes têm renda mensal abaixo de R$ 79,00.

Tuesday, April 13, 2004

Pedaço de Mim

(Chico Buarque, 1977-1978)

Oh, pedaço de mim
Oh, metade afastada de mim
Leva o teu olhar
Que a saudade é o pior tormento
É pior do que o esquecimento
É pior do que se entrevar

Oh, pedaço de mim
Oh, metade exilada de mim
Leva os teus sinais
Que a saudade dói como um barco
Que aos poucos descreve um arco
E evita atracar no cais

Oh, pedaço de mim
Oh, metade arrancada de mim
Leva o vulto teu
Que a saudade é o revés de um parto
A saudade é arrumar o quarto
Do filho que já morreu

Oh, pedaço de mim
Oh, metade amputada de mim
Leva o que há de ti
Que a saudade dói latejada
É assim como uma fisgada
No membro que já perdi

Oh, pedaço de mim
Oh, metade adorada de mim
Lava os olhos meus
Que a saudade é o pior castigo
E eu não quero levar comigo
A mortalha do amor
Adeus

Sunday, April 11, 2004

Once

No site do Nightwish estão disponíveis para download trechos de três músicas do novo álbum, que será lançado em 7 de Junho deste ano, "Once". Ouvi e não gostei muito de nenhuma. Nemo é um tanto quanto "nu metal". Planet Hell é meio operesca e começa até bem, mas o vocal masculino é horrendo. Dark Chest of Wonders é a melhorzinha das três, mas achei muito pesada e pouco melódica.

Se o resto do álbum for semelhante, certamente será o pior da história da banda.

Saturday, April 10, 2004

Lasers

O Ricardo encontrou um joguinho excelente. A idéia é simples: utilizando diversos modificadores óticos (espelhos, refratores, duplicadores), você precisa fazer um raio luminoso passar por um conjunto de lâmpadas, tomando cuidado para não explodir as bombas. O jogo é bem feito, com níveis crescentes de dificuldade. Gastei muitas horas no último nível (acabei de terminar). Divertido.

Tuesday, April 06, 2004

Fotos

Algumas fotos da viagem estão no meu fotolog. Estou publicando uma por dia desde que voltei e pretendo manter este ritmo por algumas semanas. Talvez agora no feriado eu arranje tempo para organizar o conjunto e publicar um álbum mais completo.

Saturday, April 03, 2004

Saturday, March 27, 2004

Europa

Direto do albergue em Praga. Chegamos aqui no Domingo, mas nao vi nada, dormi. Alugamos um carro na segunda e fomos para Dresden. De la para Berlim, depois para Munique, Viena e de volta a Praga. Mais comentarios sobre as cidades quando eu tiver mais tempo e menos sono. Fotos provavelmente apenas quando eu voltar para o Brasil (estou gravando CDs com o conteudo do flash card, mas nao eh muito simples transferi-las daqui).

Friday, March 19, 2004

No céu de Marte

Robô fotografa objeto em movimento no céu de Marte

Os caras não tão ligados. Esse é mais um veículo dos homenzinhos verdes, os mesmos que atacaram a Spirit mais cedo.

Wednesday, March 17, 2004

Confluence

Encontrei hoje a página de um projeto do qual o Ricardo tinha me falado há algum tempo. A idéia é fotografar todos os pontos com coordenadas geográficas inteiras que não estejam em alto mar. Na página do degree Confluence project pode-se encontrar as fotos de locais já mapeados e uma lista de locais pendentes. No Brasil foram visitados 129 dos 728 pontos. Os estados mais visitados são São Paulo (14/23), Minas Gerais (30/53) e Goiás (14/28). Preciso de um GPS.

Monday, March 15, 2004

Tagline

Acabei de inventar: "a ignorância é a última que morre".

Sunday, March 14, 2004

Fotolog

Seguindo sugestão do Otávio, que leu no Carlan, que divulgou o HINAGATA-Photo, criei um fotolog.

Para quem está de saco cheio de esperar o fotolog.net reabrir as inscrições e está disposto a gastar algum tempo colocando as coisas para funcionar, os templates e as instruções estão aqui. Além disto, estou hospedandos as fotos aqui e utilizando o Movable Type no mblog.com.

Thursday, March 11, 2004

Girl all the Bad Guys Want

Após gravar um CD com as top 16 da lista do último post, viciei na segunda música. É idiota, mas é muito legal. Abaixo, um trechinho:

"It's like a bad movie
She is lookin' through me
If you were me, then you'd be
Screamin' "Someone shoot me!"
As I fail miserably,
Tryin' to get the girl all the bad guys want.
She's the girl all the bad guys want!"

-- Bowling For Soup

Wednesday, March 10, 2004

songs that saved your life

A BBC realizou uma pesquisa com os ouvintes do 6 Music perguntando qual foi a música mais importante para eles em momentos difíceis. A reportagem sobre o resultado está aqui. Abaixo, os 20 mais votados.

01. The Smiths - I Know it's Over 17.55%
02. Bowling For Soup - Girl all the Bad Guys Want 12.68%
03. REM - Everybody Hurts 10.41%
04. The Cure - Pictures of You 10.06%
05. Radiohead - Fake Plastic Trees 9.08%
06. Joy Division - Love Will Tear us apart 8.19%
07. Pink Floyd - Comfortably Numb 5.85%
08. Kate Bush & Peter Gabriel - Don't Give Up 4.06%
09. Blur - This is a Low 3.43%
10. The Beatles - Good Day Sunshine 2.49%
10. Red Hot Chili Peppers - Under The Bridge 2.49%
12. Tori Amos - China 2.27%
13. Portishead - Glory Box 2.24%
14. Al Green - Tired of Being Alone 1.79%
15. Mercury Rev - The Dark is Rising 1.65%
16. Lou Reed - Pale Blue Eyes 1.58%
17. Spiritualized - Stop Your Crying 1.3%
18. The Darkness - I Believe in a thing Called Love 1.05%
19. Faithless - Insomnia -1.02%
20. Polyphonic Spree - Light & Day 0.81%

Time Stand Still

Faz algum tempo que eu não ouvia o "Nightfall in Middle-Earth", CD do Blind Guardian baseado no "Silmarillion", do Tolkien. É o melhor CD da banda. O trecho a seguir é da música Time Stand Still (At the Iron Hill) e refere-se ao meu episódio predileto na obra do Tolkien (cuidado, spoiler a seguir). Após a Dagor Bragollach, o rei dos Noldor, Fingolfin, cavalga furioso até o refúgio de Morgoth (o "Deus Negro", o mais poderoso dos Valar) e o desafia sozinho para um combate. Apesar de ferir Morgoth, Fingolfin perece nesta batalha. A música conta esta história.

"(...)
Lord of all Noldor
A star in the night
And a bearer of hope
He rides into his glorious battle alone
Farewell to the valiant warlord

The Fate of us all
Lies deep in the dark
When time stands still at the iron hill

The Elvenking's broken
He stumbles and falls
The most proud and most valiant
His spirit survives
Praise our king
Praise our king
Praise our king
Praise our king"

Monday, March 08, 2004

Nós



Os autores deste blog, da esquerda para a direita: Thiago Hirai, André Lima e Renato Machado.

Fortune

Excelente esta:

You're currently going through a difficult transition period called "Life."

Friday, March 05, 2004

With or without you
With or without you
I can't live
With or without you...

Wednesday, March 03, 2004

To Live Is To Hide

While emotions try to come out
Desperately I seek in their path
A way so I cannot be outdone
And to finish this search for the meaning

To hide emotions cause a blow out
Desperately I seek their blast
A way so I cannot be outdone
And to finish this search for the meaning

I'm going to freeze
Is it my imagination?
It's underground

But I can feel it the same

What I need now
What I need is to live to hide
When you smothered my devotion
With your lies

And I feel now
As I did that time
That I'm wondering why
Still I make you cry

While emotions try to come out
Desperately I seek their path
A way so I cannot be outdone
And to finish this search for the meaning

To hide emotions cause to blow out
Desperately I seek their blast
A way so I cannot be outdone
And to finish this search for the meaning

Suffering while I'm depending on seasons
Roots under me are embracing the earth

--Lacuna Coil

Canon Powershot A60

Após um bom tempo pesquisando, adquiri minha primeira câmera digital. Acredito que seja o melhor modelo entre as de 2.0 Mpixel (a Powershot A70 é idêntica, exceto pela resolução de 3.2 Mpixel).

Abaixo, duas fotos da sacada do meu apartamento, Sem zoom e com o zoom ótico de 3x, respectivamente. Quando o fotolog.net voltar a aceitar novas contas, posto as coisas lá.

Tuesday, March 02, 2004

Água com marca

Tem coisas que eu só descubro no famigerado Terra Popular:

Coca-Cola lança água engarrafada da torneira

Fantástico.

Wednesday, February 25, 2004

American Gods

Terminei hoje. Devo ter investido umas 12 horas lendo. O enredo é excelente, seguindo um tema em que o Gaiman fica bem à vontade: O personagem principal, Shadow, começa a trabalhar para o Sr. Wednesday, e a partir daí entra em contato com todo tipo de deuses: desde os "clássicos" nórdicos e egípcios até os "modernos" deuses da mídia, da Internet e dos cartões de crédito. A cada uma dessas experiências, Shadow amadurece (e se torna cada vez mais cínico), ao mesmo tempo que a "tempestade" se aproxima. Entre alguns capítulos aparecem algumas histórias independentes (tão independentes quanto histórias do Gaiman podem ser...) contando a história de como alguns desses deuses chegaram à América.

Outra característica do livro (e essa é marca registrada do Gaiman) são os "pré-requisitos". Há várias referências a mitologias e curiosidades históricas, que são mais interessantes pra quem as conhece. Felizmente meu "Os Vikings - Mitos e Lendas" (um livro meio infantil sobre mitologia nórdica que eu li uns 7 anos atrás) e minhas tardes de Wikipedia me ajudaram nesse ponto.

Agora alguns zelotes enfurecidos vão me queimar: O ponto fraco do livro é que, apesar do autor ter um estilo único em seus quadrinhos, e mesmo em sua história curta Dream Hunters, neste romance o [não] estilo da escrita é bem claro: frases curtas, alguns palavrões, algumas mudanças de ponto de vista ("o velho tinha certeza: sorvete faz computadores funcionarem melhor"), algumas cenas bem "gráficas" de sexo. Quem conhece Stephen King ou Clive Barker sabe exatamente do que estou falando. Em certos pontos nos primeiros capítulos isso ficou tão claro que eu comecei a ter Deja Vus de trechos dos "Livros de Sangue". Mais pro final do livro, quando já estava "ambientado" com a história, essa sensação diminuiu.

Como "trecho obrigatório" dessa resenha, eu deixo o discurso da Samantha Black Crow sobre o que ela acredita:
"I can believe things that are true and I can believe things that aren't true and I can believe things where nobody knows if they're true or not. I can believe in Santa Claus and the Easter Bunny and Marilyn Monroe and the Beatles and Elvis and Mister Ed. Listen - I believe that people are perfectible, that knowledge is infinite, that the world is run by secret banking cartels and is visited by aliens on a regular basis, nice ones that look like wrinkledy lemurs and bad ones who mutilate cattle and want our water and our women. I believe that the future sucks and I believe that the future rocks and I believe that one day White Buffalo Woman is going to come back and kick everyone's ass. I believe that all men are just overgrown boys with deep problems communicating and that the decline in good sex in America is coincident with the decline in drive-in movie theaters from state to state. I believe that all politicians are unprincipled crooks and I still believe that they are better than the alternative. I believe that California is going to sink into the sea when the big one comes, while Florida is going to dissolve into madness and alligators and toxic waste. I believe that antibacterial soap is destroying our resistance to dirt and and disease so that one day we'll all be wiped out by the common cold like the Martians in War of the Worlds. I believe that the greatest poets of the last century were Edith Sitwell and Don Marquis, that jade is dried dragon sperm, and that thousands of years ago in a former life I was a one-armed Siberian shaman. I believe that mankind's destiny lies in the stars. I believe that candy really did taste better when I was a kid, that it's aerodynamically impossible for a bumblebee to fly, that light is a wave and a particle, that there's a cat in a box somewhere who's alive and dead at the same time (although if they don't ever open the box to feed it it'll eventually just be two different kinds of dead), and that there are stars in the universe billions of years older than the universe itself. I believe in a personal god who cares about me and worries and oversees everything I do. I believe in an impersonal god who set the universe in motion and went off to hang with her girlfriends and doesn't even know that I'm alive. I believe in an empty and godless universe of casual chaos, background noise, and sheer blind luck. I believe that anyone who says that sex is overrated just hasn't done in properly. I believe that anyone who claims to know what's going on will lie about the little things too. I believe in absolute honesty and sensible social lies. I believe in a women's right to choose, a baby's right to live, that while all human life is sacred there's nothing wrong with the death penalty if you can trust the legal system implicitly, and that no one but a moron would ever trust the legal system. I believe that life is a game, that life is a cruel joke, and that life is what happens when you're alive and that you might as well lie back and enjoy it."

Agora com trackback

Para quem não conhece, trackbacks são um sistema que permite aos blogueiros dizerem "oi, escrevi algo sobre este assunto". Esta mensagem chama-se ping e resulta em um link nos trackbacks de quem a recebeu. Desta forma, leitores de um determinado blog podem encontrar mais facilmente assuntos relacionados a um post. Recentemente o HaloScan implementou o sistema de trackbacks, tornando possível que grande parte dos blogs na rede (inclusive este) possam utilizá-lo.

Monday, February 23, 2004

Shaman

E não é que o Ritual é bom? Eu baixei faz muito tempo, ouvi e não gostei muito. Gravei ontem e não sei como pude não gostar da primeira vez.

"Little lady, your tale has an end
For your love to the skies was sent
He's turned into sparks
That shine with the stars...

...And by night he will always be there
For his lady to stare
And thus he's never died."

-- Shaman, Fairy Tale

Wednesday, February 11, 2004

Cinema

Andei assistindo um monte de filmes e esqueci de postar. Segue um resumo.

O Último Samurai (The Last Samurai)
Bom, ambientação e fotografia legais. Nada de novo, apenas mais um épico legal.

Mestre dos Mares (Master and Commander: The Far Side of the World)
Outro épico, mas este não é muito bom. Apesar do belo duo de violino e cello, a trilha sonora não é suficiente. E a produção não é espetacular, são só uns caras em um navio. O Russel Crowe até que está bom, mas o roteiro não ajuda. Destaque para Paul Bettanny na sua interpretação do médico darwin-wannabe.

O Sorriso de Monalisa (Mona Lisa Smile)
Mais um filme feliz da Julia Roberts. Acho que melhorou um pouco em relação aos anteriores, mas não muito.

O Monge à Prova de Balas (Bulletproof Monk)
Ação gratuita de baixa qualidade, classe B. Totalmente decepcionante.

Encontros e Desencontros (Lost in Translation)
Excelente este, um dos melhores que já assisti. É um filme sobre estar e não estar sozinho na multidão. A história se passa em Tóquio, um mundo ao mesmo tempo próximo e distante do nosso ocidente. Sofia Coppola certamente merece o Oscar de melhor direção.

Saturday, February 07, 2004

As Quatro Estações

Na madrugada passada, eu, Renato e André escrevemos em conjunto (um verso por autor) quatro haikais. A estrutura segue o modelo tradicional: 17 sílabas, distribuídas na forma 5-7-5, contando inclusive com o kigô (termo-de-estação-do-ano). O conteúdo, entretanto, ficou meio alternativo.

Suar como um porco
no verão, sob chuva ou sol,
só me traz desgosto

Caminhar ao vento,
folhas caindo no chão
sujeira de outono

Tempo de ventura
moças de rosto rosado
gelam no inverno

Hoje chove à tarde
amanhã não choverá
primavera tosca

Thursday, February 05, 2004

Away

"(...)
Cherish the moment
Tower the skies
Don't let the dreamer
fade to grey like grass

No falling for life
A gain for every loss
Time gathered me
But kept me flying"

-- Nightwish

Tuesday, February 03, 2004

O que há de novo

Terminei, na semana passada, Os Irmãos Karamazov, do Dostoievski. Apesar de não ter confirmado a expectativa de ser a obra-prima do autor (continuo preferindo Crime e Castigo), é genial. Filosofia, intronspecção, personagens profundos e caricaturados, tudo o que há de bom no Dostoievski. Mas isto você já sabia, está aí há mais de 100 anos, todos já comentaram.

O que há de novo é o livro do Chico Buarque, Budapeste. Não é à toa que recebeu tão boas recomendações: "Não creio enganar-me dizendo que algo novo aconteceu no Brasil com este livro." (Saramago); "O livro do Chico é uma vertigem" (Luis Fernando Verissimo). Comecei a ler ontem e, passando do segundo capítulo hoje, não consegui parar de ler. A história é muito bem construída, atiçando a curiosidade do leitor. O estilo é direto, fluido e original. O livro, narrado em primeira pessoa, conta a história de um escritor anônimo, que vende escritos seus para outros publicarem em seus nomes. A imensa criatividade do compositor mostra-se evidente, e o resultado é uma das melhores histórias que já li.

Outdoor

Muito bom este anúncio. Se você não entendeu, acredite, não precisava.

Friday, January 30, 2004

Não Pergunte

Trecho do livro "Tecnologia e Desenvolvimento Nacional", do físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite.

'Borges cita uma certa enciclopédia chinesa onde se diz que "os animais se classificam em:

  1. pertencentes ao imperador;
  2. embalsamados;
  3. aprisionados;
  4. leitões de leite;
  5. sereias;
  6. imaginários;
  7. cães em liberdade;
  8. incluídos na presente classificação;
  9. que se agitam como loucos;
  10. inumeráveis;
  11. desenhados com pincel muito fino de pêlo de camelo;
  12. et caetera;
  13. que acabam de quebrar a ânfora;
  14. que de longe parecem moscas."'

Bush and Blair nominated for Nobel peace prize



Don't you think it is peaceful?

Thursday, January 29, 2004

Sem título

Um texto que comecei a escrever e abandonei. Encontrei num papel amassado, ia jogá-lo fora mas resolvi publicar. Quem sabe um dia eu continuo.

"Lágrimas turvavam os olhos recém abertos daquela bela paciente. Sozinha no quarto, calmamente recordava o triste incidente que, supunha, a pusera naquele aposento. Sentia-se triste pelo homem, pela arma, pela fúria. Já o perdoara, no entanto; achava mesmo que nunca o culpara. Cerrou lentamente as pálpebras para decidir o que fazer. As lágrimas desceram pelo seu rosto, indo parar na camisola de enferma. Não se preocupou em secá-las ou escondê-las. Gostava das lágrimas, eram parte dela. Apoiou-se cuidadosamente nos cotovelos para se levantar, já antevendo a dor no peito, onde a bala lhe ferira. Nada sentiu. Estranhou e passou a imaginar quanto tempo estivera ali inconsciente, perdida em seus sonhos e memórias. Nada descobrindo, percebeu que sentia-se perfeitamente bem e resolveu levantar.¨

Wednesday, January 28, 2004

Surrounded

(...)
Heaven must be more than this
When angels waken with a kiss
Sacred hearts won’t take the pain
But mine will never be the same

He stands before the window
His shadow slowly fading from the wall
And from an ivory tower he hears her call
’let the light surround you’
(...)

-- Dream Theater

Qual é a sua fé?

Respondendo 20 perguntas nesta página você recebe uma lista das crenças que mais se assemelham à sua. Bem interessante. Meus resultados estão aqui.

Sunday, January 25, 2004

Thursday, January 22, 2004

Ataques em marte

Os homenzinhos verdes de marte atacaram novamente. Após destruirem a Beagle 2 antes mesmo de ela pousar, recentemente atacaram a Spirit, que não envia sinais há mais de 24 horas. A Opportunity (desce lá no sábado) que se cuide.

Monday, January 19, 2004

Noites Sem Fim (Endless Nights)

Para compensar minha frustração por não ter ido ao show do Iron, comprei o Endless Nights. O estilo segue fielmente o que já foi apresentado em Sandman e, portanto, continua excelente. Todos os artistas convidados para participar são muito bons, garantindo grande qualidade a este volume. Gostei particularmente da história do Sonho (criativa), do Desejo (bonita, o Milo Manara é um grande artista) e da Morte. Desespero nunca me agradou muito (até porque é o conceito mais desagradável dos sete), mas alguns dos 15 retratos são legais. Delírio ficou psicodélica demais, difícil de ler. Destruição e Destino foram apenas mais duas histórias, nada de novo ou diferente.

Saturday, January 17, 2004

Uma crônica

Finalmente escrevi um texto em prosa. Quem quiser ler, clique aqui.

Wednesday, January 07, 2004

iPod mini

Eu quero esta coisa. Finalmente um MP3 player pequeno e com boa capacidade de armazenamento. 4 GB de memória, 9.1 x 5.1 x 1.3 centímetros, 100 gramas, bateria com autonomia de 8 horas.

Monday, January 05, 2004

Filmes esquisitos

Uma boa parte dos filmes que assisti nessas férias pode ser considerada "estranha". Seguem a lista e alguns comentários.

Frida
Psicodélico e colorido. É o filme mais colorido que eu já vi. Mas é legal.

Assassinos por natureza (Natural Born Killers)
É, eu ainda não tinha visto. Violento, marcante. O melhor são as cenas "calmas" intercaladas com o banho de sangue geral (tipo o véu caindo quando eles se casam na ponte).

Confissões de uma mente perigosa (Confessions of a Dangerous Mind)
Um roteiro praticamente comum executado de uma forma interessante. Não chega a ser extraordinário, mas entretém.

Embriagado de amor (Punch-Drunk Love)
A comédia romântica mais estranha que eu já vi.

Extermínio (28 Days Later)
Muito bom este. Não consigo enquadrá-lo em um gênero comum. Conta a história de algumas pessoas tentando sobreviver em um mundo dizimado por uma praga. Adoro essa imagem de um mundo sem pessoas, tudo parado, solitário.

Saturday, January 03, 2004

Belo e superficial

O último filme da trilogia que se propôs a retratar a mais famosa obra de Tolkien, O Senhor dos anéis, confirmou minhas expectativas em relação ao que o cinema poderia fazer dos livros. A fotografia e a trilha sonora dos filmes são excelentes; algumas cenas retrataram com perfeição as descrições do livro; certas passagens trazem tanta emoção quanto a leitura. Os filmes são belos. Faltam, porém, dois elementos fundamentais da obra.

O primeiro é a magia, o mistério que envolvem todo o ambiente da Terramédia. Grande parte dos lugares e dos personagens tem uma história, muitas vezes obscura, que os envolve com uma aura toda especial. O leitor fica ávido por mais informações, ávido por conhecer o mundo fantástico criado por Tolkien. Os elfos são muito mais do que rostos impecáveis e corpos ágeis; os Portos Cinzentos são muito mais que um lugar bonito de onde saem barcos. Este espírito o filme não pôde (e imagino que nem poderia) captar.

O segundo é a "moral da história". Muitos diálogos importantes, ricos em conteúdo foram ignorados ou ganharam pouca importância. Exemplos são Gandalf falando sobre o valor da vida, o papel dos pequenos e o destino. Também é difícil levar estas coisas para a tela, mas poderia ter sido melhor. Gandalf deveria ser menos mago e mais sábio.

Apesar destes problemas (difíceis de corrigir), vale a pena assistir todos os filmes (principalmente para quem já leu o livro). O último (O Retorno do Rei) é o mais empolgante e mais emocionante da série. Ponto negativo: Aragorn apagado, pouco majestoso. Ponto positivo: Minas Tirith (perfeita!).