Friday, June 11, 2004

Donnie Darko

Se você freqüenta as locadoras de vídeo, já deve ter passado por esse filme diversas vezes... Eu não te culpo por deixar o filme de lado. A sinopse na capa é realmente deprimente. Várias vezes eu tentei convencer as pessoas que foram comigo à locadora a levar esse filme, sem sucesso. Se, além da sinopse, eu tivesse visto na capa que a Drew Barrymore é produtora executiva do filme, talvez eu mesmo nunca o tivesse assistido. Acabei trazendo o filme hoje, esperando apenas um misto de terror com comédia, e acabei vendo um filme estranho, para o qual esses dois gêneros são talvez os que menos o caracterizam. Vou tentar resumir o filme em algumas linhas:

Donnie é um adolescente que sofre de paranóia e esquizofrenia. Após um incidente insólito envolvendo uma turbina de avião caindo no seu quarto, ele começa a ter alucinações cada vez mais estranhas, porém, à medida que o tempo passa, suas alucinações passam a fazer cada vez mais sentido, enquanto ele próprio é gradualmente dominado por uma criatura sombria que, após salvá-lo no incidente da turbina, começa a levá-lo a um comportamento cada vez mais anti-social e destrutivo. Essa é a storyline principal.

O principal atrativo do filme não é esta história, mas sim o cenário em que tal história se passa. Conflitos da adolescência, um guru maniqueísta a quem todos ouvem sem pensar, uma escola em que tal apatia é valorizada, uma "família perfeita" que tenta lidar com o "filho doido" fazendo-o tomar seus remédios.

Para caracterizar este cenário, a fotografia é perfeita: Todos os cenários parecem planejados minuciosamente, num misto de estereótipo (que é a principal fonte de humor sutil no filme) e arte. O quarto de Donnie, por exemplo, traz um clima sombrio, enquanto a escola (e as tomadas em fast-forward da entrada dos alunos) adquire um clima levemente sarcástico.

A atuação também é ótima, principalmente a do Jake Gyllenhaal. Ele consegue realmente passar um ar "alucinado", com os ombros caídos, a cabeça baixa, o olhar pro vazio e um sorriso demente no rosto.*

Só posso dizer que este é um dos melhores filmes que eu já vi: A preocupação com a fotografia, caracterização do protagonista e a complexidade e loucura do desenrolar da história lembram bastante Vanilla Sky. Em alguns momentos, os diálogos existenciais e a ambigüidade dos relacionamentos do protagonista lembram também Evangelion. Mas Donnie Darko traz, além desses elementos, uma mistura única de sarcasmo e insanidade no ambiente visto pelos olhos do protagonista. Para aqueles com deficiência de opinião própria, e que precisam de um argumento autoritativo para a qualidade do filme, ele é o número 94 no ranking do imdb.


* Olhando pra essa descrição eu começo a entender o que as pessoas querem dizer quando falam que eu estou com cara de alucinado...

No comments: