Wednesday, June 16, 2004

Lula

Eventualmente me pergunto se o Lula está sendo melhor governante do que se faz parecer. Porque quanto à política econômica, que não parece boa, muitos especialistas dizem que não havia opção. E das decisões desta área dependem outras, incluindo o esperado e não ocorrido aumento das despesas sociais. Ou seja, talvez mesmo não fazendo quase nada internamente, ainda assim ele esteja fazendo tudo que pode fazer.

Por outro lado, a política externa do Brasil mudou. De certa forma, Lula - e com ele o país - se tornou um representante dos interesses dos países em desenvolvimento na arena internacional. Houve a proposta do combate à fome, as visitas e acordos com uma série de nações, e agora essa proposta de redução de tarifas comerciais entre os menos favorecidos.

Talvez ele tenha mais visão que nós. Pode ser que ele tenha decidido não romper com o sistema (como muitos esperavam), mas sim criar uma alternativa. E essa alternativa seria não "apenas" uma política nacional diferente, mas uma política internacional, contrapondo os interesses dos excluídos à ganância do primeiro mundo.

Será? Oxalá seja.

No comments: