Monday, May 24, 2004

1602



Em poucas palavras: 1602 é o pior trabalho do Gaiman que já li. É interessante, mas está muito aquém do que eu esperava dele.

Update, a pedidos da Raquel.

SPOILERS AHEAD

1602 é uma tentativa de adaptação do universo Marvel à era Vitoriana. A ambientação é legal e isso é o único fator que torna o trabalho interessante (com uma possível segunda exceção feita aos desenhos do Andy Kubert, que são diferentes e me agradam). Basicamente, personagens clássicos (X-men, Dr. Strange, Demolidor, entre outros) foram transportados para a época, praticamente sem modificações (leves alterações nos nomes ou nas histórias deles). A idéia parece boa, mas na prática ficou uma droga. É um saco ver os mesmos personagens agindo da mesma forma de sempre. O cenário permitia que um conjunto novo de personagens fosse criado, mas parece que ficaram com preguiça ou que acharam que faria mais sucesso utilizar os que já estavam lá.

Aqui no Brasil ainda está no primeiro volume (nas bancas). Pretendo continuar comprando porque, afinal, é o Gaiman. Mas se você pretende ler, esteja preparado para adaptações um tanto quanto forçadas e grosseiras.

No comments: