Wednesday, July 31, 2002

Um protesto cultural hoje. Lembrando de um comentário da Sam e de uma notícia que li recentemente, resolvi comentar o assunto.
Se o leitor entrar na página da Academia Brasileira de Letras, encontrará o seguinte texto:

"A Academia, trabalhando pelo conhecimento [...], buscará ser, com tempo, a guarda da nossa língua. Caber-lhe-á então defendê-la daquilo que não venha das fontes legítimas, - o povo e os escritores, - não confundindo a moda, que perece, com o moderno, que vivifica. Guardar não é impor; nenhum de vós tem para si que a Academia decrete fórmulas. E depois, para guardar uma língua, é preciso que ela se guarde também a si mesma, e o melhor dos processos é ainda a composição e a conservação de obras clássicas."

Machado de Assis,
Academia Brasileira de Letras
7 de dezembro de 1897

Pergunto-me eu, pobre mortal, distante dos grandes criadores da nossa língua materna: que terá acontecido para acolherem um escritor medíocre como Paulo Coelho? Os que já leram algum livro dele hão de concordar sobre a mediocridade. Histórias "de novela", com um tom místico (que por sinal, ele aparentemente adora assumir), sem estilo. Onde fica a guarda da língua, a proteção contra a moda? Se o Pitanguy já era controverso (e este eu nem discuto, já que nunca li um livro dele), que dizer deste indivíduo? E ainda tem o fato de não aceitarem o Vinícius...

No comments: