Sunday, July 21, 2002

Assisti ontem o show do Nightwish, no Credicard Hall em São Paulo. Eu tinha ouvido falar mal do lugar, mas pelo menos do local onde fiquei - platéia superior central - a acústica é decente; o local como um todo é muito organizado: nada de tumulto. Para quem não conhece, Nightwish é uma banda finlandesa de metal. Na minha opinião, os grandes diferenciais da banda são o vocal lírico de Tarja Turunen, uma das melhores vozes que ouço atualmente (e não sem mérito, ela estuda canto lírico (inclusive este estudo será motivo de recesso de um ano da banda após a turnê atual)) e a poesia nas letras. Os outros instrumentistas são bons, embora não excepcionais. As músicas em geral são rápidas e bem trabalhadas.
Sobre o show, então.
A performance de palco da Tarja me impressionou. Para quem tem que usar a voz daquela forma, não esperava que ela se mexesse tanto. E de fato é impressionante ouvir, ao vivo, toda aquela voz.
Uma das falhas do show foi ele ter acontecido apenas dois dias após o lançamento do álbum no país. A maior parte do público não conhecia as músicas novas, o que foi um pouco ruim. Mas aparentemente as pessoas receberam muito bem a nova produção da banda.
As músicas que eu lembro que eles tocaram são:
- do álbum novo: Bless the Child, End of All Hope, Dead to the World, Slaying the Dreamer e Beauty of the Beast;
- das clássicas: Sacrament of Wilderness, Come Cover Me, Deep Silent Complete, Tenth Man Down, The Kinslayer, Sleeping Sun, Over the Hills and Far Away e Wishmaster;
- outra: Crazy Train ("thanks to mr. Osbourne", nas palavras deles), tocada pelos homens da banda enquanto a Tarja foi beber água ou qualquer coisa assim no backstage.
Uma pena que não tocaram as minhas preferidas do álbum novo, Ever Dream e Forever Yours. Mas Sleeping Sun foi fantástica e, ao final, toda a platéia gritava "Wishmaster", de forma que eles finalizaram dizendo "We've heard your wishes" e tocando a música. Grande final, apesar de deixar todos com aquele gosto de "quero mais", já que o show durou um pouco menos de duas horas.

Abaixo a letra de Sleeping Sun, uma das minhas músicas preferidas da banda. Perceba a poesia...

The sun is sleeping quietly
Once upon a century
Wistful oceans calm and red
Ardent caresses laid to rest

For my dreams I hold my life
For wishes I behold my night
The truth at the end of time
Losing faith makes a crime

I wish for this night-time
to last for a lifetime
The darkness around me
Shores of a solar sea
Oh how I wish to go down with the sun
Sleeping
Weeping
With you


Sorrow has a human heart
From my god it will depart
I'd sail before a thousand moons
Never finding where to go

Two hundred twenty-two days of light
Will be desired by a night
A moment for the poet's play
Until there's nothing left to say

I wish for this night-time...

I wish for this night-time...


No comments: