Tuesday, January 07, 2003

Bomba Atômica



O ministro da Ciência e Tecnologia, Roberto Amaral (acima), deixou implícito em entrevista à BBC que o Brasil deve dominar a tecnologia para construção da bomba atômica. Depois, negou e disse que foi um mal entendido. Provavelmente ele realmente acha que devemos saber fazer bomba, mas negou para parecer politicamente correto, pacifista, estas coisas. Como é adorável a política.

Eu acho que o Brasil deve investir na pesquisa nuclear, incluindo o que tange os armamentos nucleares. Em primeiro lugar, por que se "eles" podem, nós também podemos. É ridículo aquele imbecil do Bush, com o maior arsenal nuclear do mundo, prestes a começar uma guerra com o Iraque e pressionando a Coréia do Norte porque eles supostamente têm bombas. A hipocrisia de todos, incluindo o conselho de segurança da ONU, é impressionante.

Além disso, o Brasil, que é um dos maiores produtores mundiais de urânio, atualmente precisa importá-lo para utilizar nas usinas nucleares. Certo, as usinas nucleares aparentemente não são a melhor opção energética para o país, mas se vamos mantê-las, que seja decentemente.

Por último, a pesquisa dos processos de fissão e fusão nuclear traz consigo imensos avanços na área das ciências exatas. Matemática, Física e Computação são grandes beneficiados de pesquisas nesta área, como apontado pelo ministro. É através destes grandes projetos (nuclear e espacial) que se motiva pesquisa realmente relevante e se desenvolve tecnologia de ponta em diversas outras áreas.

O Brasil ficou muito tempo só observando os desenvolvimentos nesta área feitos em outros países. É hora de fazer nós mesmos. Certo está o ministro, que no fundo concorda com o Enéas (a esta altura, sorrindo com um ar de superioridade na Câmara - 'eu não disse?'), mas diz pra todo mundo que "não é bem assim".

No comments: