Sunday, January 05, 2003

Boa parte do tempo das minhas férias é consumido com jogos do "Home of the Underdogs". Esta é a melhor página de abandonware que conheço, catalogando milhares de jogos segundo gênero, ano de publicação, softhouse, número de downloads, etc. Além disto, cada jogo tem uma resenha e os melhores são marcados como "top dogs" e apresentados no "Hall of the belated fame". É realmente impressionante a quantidade de jogos divertidíssimos que nunca ficaram famosos.

O último que joguei foi Celtic Tales: Balor of the Evil Eye. É um jogo de estratégia de 1995, desenvolvido pela KOEI. Para quem se interessa por mitologia celta, o título é imperdível. Você assume o papel de uma das "celebridades" da mitologia celta, sendo líder de uma tribo e comandando algumas províncias no início do jogo. Sua missão é unificar todas as províncias sob seu comando, política ou militarmente, para enfrentar o mal que assola a terra, liderado por Balor. Para isto, você comanda um conjunto de heróis na realização de uma ampla gama de tarefas, que vai desde o minério de metal até as batalhas contra as outras províncias. Controlando os druidas e bardos, você deve aprender a utilizar as runas para lançar uma série de magias. Heróis visitam suas províncias e você pode pedir a eles um poema, um ensinamento sobre magia ou uma boa briga, além de recrutar alguns para lhe auxiliar em sua causa. Quando seus atos forem dignos, Manu, a deusa que representa a mãe Terra, virá para lhe entregar algum item sagrado.
Ao longo do jogo e no manual você aprende muitas coisas sobre a mitologia celta, como a divisão do calendário, os feitos dos heróis e os ritos que os celtas realizavam.

Abaixo, uma história retirada do manual do jogo sobre um dos personagens mais queridos dos contadores de história irlandeses, Cuchulainn.

"When he was five, Cuchulainn left home to train with warriors in Emhain Macha. On the journey to his training grounds he carried a javelin, a hurling stick and a ball. He would throuh the ball in the air, hit it with the hurley, throw the hurley to hit the ball and drive it farther, throw the javelin to hit the hurley even farther and into the ball again, then run ahead and catch all three in mid-air."

No comments: