Monday, January 06, 2003

As Duas Torres

Comentário mais do que atrasado, mas tudo bem. Eu já estava quase desistindo de falar sobre o assunto, dados os comentários em quase todos os outros blogs que leio, mas mudei de idéia.

Compartilho a opinião do Ricardo: "o filme é só uma ilustração do livro". Alguns cenários e personagens foram reproduzidos fielmente, algumas (poucas) cenas também. De resto, o senhor Peter Jackson resolveu contar a história como ele vê. Não sou bitolado a ponto de exigir que todas as cenas do livro fossem mantidas, mas um erro grave foi cometido. Como segunda parte de uma trilogia, esta deveria ser a parte mais "negra" da história, onde as reais dificuldades se apresentam e os protagonistas se encontram à beira da derrota. No entanto, este filme foi até mais alegre que o primeiro. Nada de clima pesado, suspense. Para mim, quase todo este filme deveria ter o clima que a cena nos pântanos mortos teve.

Além disso, só fazendo uma coletânea do que li por aí, diversas modificações desnecessárias foram feitas: a tentação de Faramir, o retorno a Osgiliath, a servidão de Saruman, a personalidade de Gimli (ranzinza e teimoso, não palhaço), a ênfase no romance de Aragorn e Arwen, o Aragorn quase morrendo o tempo inteiro, a fuga dos elfos no meio da guerra do anel (foi depois).

Apesar de tudo, se encarado separadamente do livro, o filme pode ser considerado muito bom. Trilha sonora adequada, personagens carismáticos, fotografia ótima, várias cenas emocionantes. Como fã da obra de Tolkien me decepcionei, mas como espectador comum me diverti.

No comments: