Sunday, September 01, 2002

Freqüentemente vejo pessoas reclamando do frio e dos dias nublados. Ora, são estes justamente os meus preferidos. Hoje esfriou em Campinas, após a chuva de ontem. E o frio é até agradável, não confortável, de fato, mas estimulante. E este frio me remete a muitos dias vividos no sul, e apesar de trazer alguma tristeza e melancolia, me parece muito melhor para pensar e refletir do que os dias mornos ou quentes do verão. Existe uma grande beleza nas folhas secas que caem e na solidão das grandes nuvens velozes.

E, além do mais, os dias frios são muito melhores para ler. Falando em ler (e dando alguma utilidade ao comentário), finalizei "O Processo" de Franz Kafka na semana passada. Minha opinião a respeito do Kafka mudou com a leitura deste livro. Talvez "A Metamorfose" não tenha me impressionado muito pelo fato de eu já conhecer a história e a "moral" da obra. Como "O Processo" era desconhecido e é bem mais longo, pude ter um contato maior com a tão citada "atmosfera kafkiana". E predominam a alienação e o absurdo. Durante a leitura dos primeiros capítulos, tive uma sensação semelhante à provocada por "A Liberdade é Azul" (filme ótimo, por sinal - quando terminou fiquei olhando pensativo para a tela vazia da televisão por um bom tempo). O texto flui facilmente, e as descrições são surpreendentemente precisas ao falar dos absurdos todos. O personagem principal é a personificação da alienação e, embora tenha seus rompantes de libertação, é muito indiferente ao mundo. Aliás, o mundo todo parece sujo e mau, combinando perfeitamente com a acusação desconhecida. Muito bom.

No comments: