Friday, November 01, 2002

Thiago de Mello é um dos meus poetas favoritos. Versando muito sobre a vida, o amor e a fraternidade, traduz em palavras muitos dos meus pensamentos. Segue texto dele.


"OS FUNDAMENTOS

A lenda, porque lenda, é verdadeira.

Assim direi que, mesmo transmitida
por minha boca - pântano de enganos -
é de verdade a herança que te deixo.
Por verdadeira, cala sobre o temp
das coisas que ela conta acontecidas,
das quais nenhum sinal há sobre o mundo.

Só declaram seu tempo coisas findas,
as que perderam fala, mas gaguejam
quando, por loucos, vamos despertá-las
tão tristes nos seus túmulos abertos.
Os olhos imutáveis da verdade
pairando sobre o tempo nos espiam.

Pena. porém, não reste sombra ou rastro
do que, em campo de lenda, floresceu.
Por mais que se andem léguas e se escavem
planícies e penhascos se derrubem,
não se encontra um vestígio, além dos dois
que, irmãos da lenda, intatos permanecem:
o homem e o mundo - sempre recusados
porque são manifestos, são os únicos
sinais que provam todas as verdades.

A lenda, porque lenda, é verdadeira.
Pois o próprio das lendas é a verdade,
como próprio do amor que não se acabe,
que seja fundamento de si mesmo
e fundamente a vida de quem ama."

Faz Escuro mas eu canto, Thiago de Mello, 1926-?

1 comment:

Luis Alfredo Moutinho da Costa said...

Thiago
Estou atrás do poema inteiro - A Lenda da Rosa" . Vc postou o início. Por quê não todo?
Abs