Friday, August 16, 2002

Votarei no Lula, está decidido. O Ciro tinha ganho um pouco da minha simpatia, mas perdeu. Inclusive pelo comportamento dele, como a Raquel bem comentou recentemente.
O fator novo, que foi decisivo, foi ouvir a opinião de um professor do Instituto de Economia da Unicamp, o Vasco. Ele falou sobre um assunto que é um pouco difícil para o cidadão comum, sem muito conhecimento de economia e das dinâmicas que a regem, conhecer: disse que o programa de governo do Lula aparenta ser viável, enquanto o do Ciro contém muitos ítens duvidosos ou absurdos. Disse também que votará no Lula. Eu comecei a ler os programas de governo hoje e, sinceramente, acho que o material elaborado pelo PT está bem mais fundamentado. Claro que esta é uma opinião leiga, influenciada ainda pela autoridade de outra opinião, mas mesmo assim tentei fazer uma análise crítica.
O outro fator, que já me fazia preferir o Lula é que, em termos de princípios, ele é mais confiável. Tudo bem que isso não implique necessariamente em um governo voltado de fato para os interesses da nação (vide o sr. FHC ex-marxista), mas é um bom parâmetro. Pelo histórico dele, pelo próprio caráter contestador e defensor dos direitos do povo do partido, eu esperaria de todos (Ciro, Serra), menos dele, uma "traição". Resumindo, se eu tivesse que por a mão no fogo por um deles, poria no Lula.
Recomendo fortemente a análise dos programas dos dois candidatos. O do Lula está linkado acima e o do Ciro pode ser encontrado aqui. Exerçam sua cidadania e sua capacidade crítica, comentem o que acharam disto. Eu acho que política se discute sim, e muito. O ser humano é um ser social e, conseqüentemente, político.

1 comment:

Anonymous said...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu