Monday, August 12, 2002

Dois escritores que li pela primeira vez recentemente: Kafka e Guy de Maupassant. O estilo é "realismo fantástico" (não sei se este é o nome ortodoxo para o estilo), e esta expressão diz tudo. Sinceramente eu esperava mais do Kafka, pois eu sempre ouvi falar dele com os maiores elogios. Talvez pelo fato de eu já conhecer a base de "A Metamorfose" não tenha sido surpreendente. É interessante, claro, e a idéia de descrever o absurdo com naturalidade realmente é original. Mas acho que não existe nada além disso. Alguns dirão que é absurdo querer mais, mas eu queria. Estou com "O Processo" em casa, daqui a algumas semanas descubro se há algo a mais. O Guy de Maupassant, pelo que comentaram comigo, é considerado um dos melhores entre os não-mestres. Algo como o melhor segundo violinista de uma orquestra, creio. Li uma coletânea de contos dele e achei boa. Ele trata o fantástico sob perspectivas mais humanas, muito próximas da loucura. Um dos contos mais famosos, "O Horla", particularmente na versão escrita em primeira pessoa, é de fato muito bom. Para quem queria uma sugestão diferente do usual, aí está.

No comments: