Tuesday, September 13, 2005

Ego

Acho que nunca foi postado aqui sobre o "third person mode". Trata-se de quando você de repente, cansado de ter que se preocupar com o que fazer o tempo inteiro, "se descola de si mesmo", e começa a "assistir" ao que você faz, na confortável posição de espectador. Algo como ver as coisas acontecerem, observar a própria reação, e ficar lá, bem de longe, se divertindo com o suspense, a comédia e o drama da sua própria vida... Como ver as coisas acontecerem a você, e pensar "tudo bem, não é comigo mesmo...". Em termos mais cultos, viver em catarse.

Agora falemos sobre o oposto, a insatisfação. Não sobre a insatisfação transitiva, de estar insatisfeito com algo. A insatisfação intransitiva: Estar insatisfeito. Muito. Insatisfeito, iconoclasta, destrutivo, obsessivo, compulsivo. Querer quebrar tudo. Querer encher o rabo de grana e o resto que se foda. Sair queimando todas as pontes por que passa pra garantir que não vai ter volta. Virar a cabeça pra um lado qualquer, e ir pra frente, quebrando tudo no caminho. Não importa o objetivo, importa o quanto você quebra pra chegar lá.

[modo de subversão máxima do objetivo da página: blog pessoal ativado. Nothing to see here, move along]

Been there. Done that. Passei boa parte de 2004 em terceira pessoa. Daí, passando por uma leve insatisfação para um bom período de decadência (que não descrevi agora, nebuloso demais pra verbalizar...). Depois disso, uma escalada de insatisfação, partindo de uma simples constatação do estado decadente para o sith mode total, insatisfação completa, nos moldes descritos acima.

Agora fui arrancado do meu ego de novo. As coisas ficaram bizarras demais pra manter um ego. Estou de volta à cadeira de espectador, e ainda assim parece que estou vendo um filme de arte dos mais dementes... Mas tá divertido, como todo filme demente. Estou aqui, sentado, de longe, me vendo digitar esse texto... E estou rindo pra caralho.

No comments: