Sunday, July 24, 2005

Em Busca da Terra do Nunca

Assisti numa sexta-feira com muito sono após ter tomado muita cerveja e comido muita carne (algo que normalmente não faço) e gostei bastante. Talvez o estado de semi-vigília tenha realçado a impressão idílica das passagens que tratam da Terra do Nunca. Eu adquiri um certo repúdio por Peter Pan ao longo da minha infância, e a última adaptação da história para o cinema também não ajudou. Eu gostava da versão animada meio anime que passava na Globo há muito tempo atrás. Depois teve uma outra versão muito ruim. Quando tornam Peter arrongante demais além de virtualmente intangível, a história fica chata. Hun, não sei bem definir, talvez quando americanizam Peter Pan é que vire uma droga.
Bem, o filme foca na inspiração e nos motivos que levaram J.M. Barrie a escrever a peça. Johnny Depp está muito bem, assim como Kate Winslet. Embora eu seja suspeito para comentar sobre Kate Winslet, ela me lembra uma amiga, e isso afeta meu julgamento. Sempre a adoro em qualquer filme. Depois de 'Brilho eterno...' isso piorou, porque me identifiquei com muitas aspectos da história, e o personagem dela me lembrou ainda de outra pessoa, de uma forma bem marcante.
Voltando ao objetivo deste post: o filme me fez lembrar de todas as metáforas e imagens realmente interessantes evocadas pela história de Peter Pan e os garotos perdidos. Como o crocodilo tic-tac perseguindo o Capitão Gancho, do qual já tomou uma parte, assim como o tempo inexorável perseguindo a todos nós, que de certa forma vai nos amputando. A inocência e a beleza das brincadeiras de infância, o fascínio de sair voando por uma janela. (Hun, agora me lembrei de "We're going to be Friends", White Stripes).
Final comments:
Tinha uma pessoa dormindo ao meu lado :-)
I love to hear british accent.
Quero descobrir quem é a atriz que faz Peter na peça.

No comments: