Tuesday, June 24, 2003

Angus, o primeiro guerreiro

O primeiro livro (de uma série de sete) trata da história de um guerreiro viking, no interessantíssimo cenário da Grã-Bretanha na alta idade média (século IX). O autor, Orlando Paes Filho, a partir de um detalhado estudo do período, mescla seu conto fantástico com inúmeras referências históricas.
Entre influências da mitologia nórdica e do cristianismo, o protagonista enfrenta suas primeiras batalhas e desafios e se torna um herói, fundando o clã MacLachlan. Este clã continuará a saga que, diz a contracapa, se estenderá "até as cruzadas do século XXI" (?).
O livro conta com um projeto gráfico diferenciado, com muitas ilustrações. Alguns usos de computação gráfica me pareceram ruins, mas em geral a arte da obra é bonita.
A idéia e o ambiente são bons e por isto o livro já vale a pena. No entanto, o estilo do autor não me agradou muito. Para narrar histórias épicas, é fundamental a utilização da terceira pessoa. Para dar maior grandiosidade aos personagens e eventos, é necessário um vocabulário mais rebuscado e metáfora mais ricas e líricas. Não que eu fizesse melhor, mas enfim... Tolkien elevou permanentemente meus padrões no que se trata de fantasia de qualidade.

No comments: